top of page

BLOG

PAULA NO CANADÁ 

Dicas de turismo e intercâmbio

Rocky Mountains: 5 lagos imperdíveis

Atualizado: 18 de jan. de 2024

As montanhas rochosas do Canadá, conhecidas como Rocky Mountains, são com certeza uma das regiões mais lindas do país e do mundo. As montanhas se estendem-se ao longo da fronteira oeste do país, atravessando as províncias da British Columbia e Alberta.


Eu só entendi o quanto o Canadá é um país maravilhoso quando fiz a minha primeira viagem para a região... as montanhas, os lagos, a neve… parece uma pintura, coisa de filme ou série. Me emocionei diversas vezes ainda na estrada só de ver as grandiosidade das montanhas e é um lugar que eu recomendo MUITO para todo mundo que tenha vontade de conhecer. Não tem erro.


A região é famosa por seus lagos de cor de turquesa.

A cor dos lagos vem de minérios encontrados na água provenientes da geleiras e é realmente um espetáculo.


Esses são os 5 lagos imperdíveis da região - e a melhor parte?

Você não precisa fazer trilha para chegar em nenhum deles.



1. Lake Louise


Provavelmente o lago mais fotografado do mundo, Lake Louise é belíssimo e precisa ser número um da lista por tudo que ele representa. Na minha opinião não é o mais bonito nem o com a cor mais incrível, mas é um lugar icônico do Canadá que você precisa conhecer.


O estacionamento é pago durante a alta temporada e poder lotar super cedo, às 7h da manhã no verão, permanecendo lotado durante o dia. Encontrar vaga pode ser difícil especialmente de Junho a Outubro. Se você optar por dirigir, planeje com antecedência, chegue com mais tempo e paciência e tenha destinos alternativos para visitar.


Na beira do lago você vai encontrar o famoso hotel Fairmont, no qual os quartos podem custar acima de $1000CAD por noite. Mas lá tem opções de restaurantes e bares que você consegue visitar sem precisar ser hóspede (para comer em alguns só sendo hóspede).


Visite essa página para saber o preço do estacionamento.

E aqui nessa página você pode conferir as informações de transporte público para chegar ao lago.



2. Moraine Lake


Esse lago na minha opinião é um dos mais lindos do mundo! Diferente do Lake Louise, a cor do Moraine Lake pode ser mais forte em alguns horários do dia e as montanhas estão mais próximas deixando a paisagem mais especial.


Se chegar e estacionar em Lake Louise já é complicado, em Moraine Lake é impossível. A estrada foi fechada permanentemente para veículos pessoais então a única forma de chegar é resevando um shuttle do Parks Canada. E enquanto Lake Louise fica aberto o ano todo, Moraine Lake abre para o público em Julho e fecha novamente em Outubro, são poucos meses do ano que podemos ter acesso a esse pedacinho do paraíso. ❤️


Todos esses shuttles precisam ser reservados com antecedência e a viagem bem planejada para que você não fique sem conhecer os lagos mais famosos do Canadá. Deixando pra resolver lá corre o risco de não ter mais vagas.



3. Minnewanka Lake


Esse lago é um pouco mais fácil acesso do que os dois primeiros da lista, e é tão lindo quanto. Apenas um pouco menos turquesa. Minnewanka Lake fica nas proximidades da cidade de Banff e é um lago gigantesco (o segundo maior da região) e as montanhas ao redor dele são incríveis.


Tem estacionamento lá e é relativamente tranquilo de acessar o lago, eu nunca tive problemas achando vaga mas eu nunca fui para lá no auge do verão, visitei a região no inverno, primavera e outono. Esse lago também pode ser visitado o ano todo e no inverno ele congela completamente, é lindo de ver.


Outras duas coisas especiais sobre Minnewanka Lake: é um ótimo local para ver aurora boreal em noites de céu aberto se a previsão for forte o suficiente. E a estrada para acessar o lago é cheia de vida selvagem, principalmente no nascer ou por do sol, é possível avistar alces, veados e cabras com bastante frequência. 🦌



4. Peyto Lake


Esse lago é muito especial, primeiro por sua cor... MUITO forte, muito azul, mesmo em dias nublados. E segundo pelo formato que parece uma "raposa" dependendo de onde você estiver vendo ele.

O local oficial para acessar Peyto Lake é uma plataforma na qual você vai ver o lago de cima, não é um lago que você consegue chegar perto (não oficialmente). O mirante de Peyto Lake é um dos mais espetaculares de todo o Parque Nacional de Banff e um local super famosos entre fotógrafos.


O estacionamento é bem grande e a estrutura do local é ótima pois passou uma grande forma recentemente. Do estacionamento até o mirante são mais ou menos 10 minutos de caminhada por uma "trilha" asfaltada.


Diferente de Moraine e Louise, não existe transporte público para Peyto Lake.

O lago pode ser visitado o ano todo, mesmo no inverno. Uma época muito especial para visitar é em meados de Setembro ou Outubro... se você der sorte de pegar uma das primeiras nevascas do ano pode ver a paisagem toda branca e o lago ainda descongelado. É o meu sonho ver essa paisagem um dia, já que durante o inverno ele congela por completo.



5. Emerald Lake


Emerald Lake não está por último da lista por ser menos bonito do que os outros lagos, pelo contrário, ele é MARAVILHOSO! Mas ele fica fora do parque de Banff, na verdade já em British Columbia, no parque nacional de Yoho. Mas são apenas 30 minutos de estrada em Lake Louise e Emerald Lake.


É um lago belíssimo, com montanhas e floresta ao redor, além de contar também com um hotel bem na beira do lago. Você pode alugar kaiaques e eles custam mais barato do que em Lake Louise (fica a dica!).


O estacionamento não é tão complicado como Lake Louise mas pode lotar bem cedo também dependendo da época do ano, o ideal para esses passeios é sempre chegar muito cedo ou ter bastante paciência para esperar por vaga.



 

E você, já visitou as Montanhas Rochosas do Canadá? 🏔️


Um abraço,

Paula Buzzo

Comments


bottom of page