Trilha de Outono em Quebec: Mont Nixon
- Paula Buzzo
- 11 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
O Outono é umas épocas mais lindas para visitar a província de Quebec. A folhagem das árvores coloridas faz com que a estação por aqui seja inesquecível. Muitas pessoas viajam para Quebec nessa época exatamente para conferir esse espetáculo da natureza!
Fazer trilhas é uma maneira de ter esse contato com a natureza e poder admirar o Outono de Quebec, e a trilha que eu vou indicar para vocês hoje é bem possível para iniciantes, sem grandes desafios técnicos e tem como recompensa uma vista maravilhosa. ❤️

INFORMAÇÕES DA TRILHA
📍 Mont Nixon (Mont-Tremblant National Park)
🏔️ Dificuldade: Moderada
⏰ Tempo: 2 horas e meia
👟 Ida e volta: 8km
🚩 Ganho de elevação: 430 metros
☀️ Temporada: Aberta o ano todo
🚘 De Montreal: 1 hora e 40 minutos
🐶 Dog friendly? Não
COMO CHEGAR
Fomos dirigindo de Montreal até a região de Lac-Supérieur onde fica o Mont-Tremblant National Park. A entrada da trilha é um pouco confusa e o "estacionamento" é meio que na beira da estrada. A trilha em si não é uma trilha oficial dos parques de Quebec (SEPAC) então algumas partes tem sinalização e outras não, importante fazer download offline de algum mapa como no AllTrails.
Para estacionar não precisa pagar, mas para acessar o parque de Mont-Tremblant é preciso pagar um passe para o dia, online, no site do SEPAC (clicando aqui). Lá o sinal de internet é muito fraco e não tem como pagar de outra forma, recomendo fazer o pagamento do passe adiantado antes de sair de casa.
Custa cerca de $9.95CAD por pessoa caso você não tenha o passe anual dos parques de Quebec.
A TRILHA
A trilha é um loop, na verdade dois loops que se conectam. Se você quiser apenas chegar no ponto da primeira foto desse post não precisa fazer a volta completa e não precisa ir até o topo mesmo, pois a vista do ponto mais alto na minha opinião não é tão bonita como a vista do "Point de vue".

O ponto número 6 do mapa é o local da vista mais bonita da trilha.
No dia que fomos tinha chovido então a trilha estava com MUITA lama, muita lama mesmo. Recomendo sapatos apropriados e de preferência bota a prova da água, de tênis eu passei aperto e voltei com o pé cheio de lama.
A trilha em si não é difícil, não tem um ganho de elevação tão grande e o terreno é relativamente simples tirando alguns pontos de muita lama e galhos de árvores.
Se você for der a sorte de ir época certa vai caminhar por uma floresta completamente amarela, laranja e vermelha. Parece um cenário de filme! ❤️
A melhor época é o outono para poder ver as cores das árvores lá de cima - é impossível prever em qual semana específica do ano as cores vão estar no seu pico, geralmente no final de Setembro até o meio de Outubro mas tudo depende do clima.
Você pode acompanhar como estão as cores de Outono nas diversas regiões de Quebec por esse site aqui: Mapa das cores de Outono em Quebec
Conseguir ir na data certa é uma das partes mais complicadas. Se for muito cedo, as árvores vão estar verdes, mas ás vezes em questão de poucos dias elas ficam coloridas e já caem, então você pode chegar lá muito tarde também. A natureza é imprevisível.
O ponto que tem a vista mais bonita na verdade é uma pequeno desvio da trilha principal (no mapa acima, o ponto número 6). Para acessar esse ponto você precisa subir algumas pedras, quase escalar mesmo. Estávamos em um grupo de iniciantes e todos conseguiram fazer sem grandes dificuldades se ajudando na hora de subir e descer das pedras, mas todo cuidado é pouco para não se machucar.
O espaço em si lá em cima é relativamente pequeno, não cabem muitas pessoas de uma única vez. Dependendo do dia da semana e principalmente no auge da estação do Outono, pode estar lotado.

Não esqueça de levar repelente, água, snacks... como em toda trilha, esteja preparado!
E respeite a natureza, nada de deixar lixo para trás! ⚠️
Como realmente é uma trilha que pode ter bastante lama se você for em algum período que tenha chovido, recomendo levar uma troca de roupa limpa para deixar no carro caso seja necessários trocar na volta para poder continuar o seu dia sem estar todo sujo de barro.
Um passeio lindo e agradável de Outono para fazer com os amigos ou com a família, recomendo muito essa trilha para praticamente todas as pessoas e quero fazer novamente quando tiver a oportunidade.
Um beijo,
Paula Buzzo