top of page

BLOG

PAULA NO CANADÁ 

Dicas de turismo e intercâmbio

Foto do escritorPaula Buzzo

Watersprite Lake: uma trilha desafiadora e encantadora

A principal coisa que faz a região de Vancouver ser tão especial é a sua natureza encantadora. Como acostumar com as paisagens montanhosas? Os lagos turquesa? É um privilégio poder estar tão perto de locais assim, que fazem você se sentir pequeno perto da natureza e valorizar a vida. ✨


Watersprite Lake é uma trilha que eu nunca tinha ouvido falar, mas dirigindo cerca de 1 hora e 45 minutos de Vancouver você chega na entrada dessa trilha que foi um grande desafio pois eu não fazia a menor ideia de onde estava me enfiando.



Fui convidada por amigas para fazer essa trilha e fui sem saber muitos detalhes. Me falaram que era "meio puxada" e essa foi a informação que levei em consideração. Eu realmente não fazia ideia do que estava por vir...


INFORMAÇÕES DA TRILHA


🏔️ Dificuldade: Intermediária

Tempo: 8 horas

👟 Ida e volta: 20km

🚩 Ganho de elevação: 700 metros

☀️ Temporada: Julho - Setembro

🚘 De Vancouver: 1 hora e 45 minutos

🐶 Dog friendly? Não



COMO CHEGAR


A aventura de Watersprite Lakes começa no caminho para chegar na entrada da trilha. O acesso à trilha é pela estrada Mamquam Forest Service, perto de Squamish. A estrada que leva até o começo da trilha é uma "service road", basicamente uma estrada sem asfalto e manutenção. Carros 4X4 são indicados, dependendo da época do ano se estiver chovendo muito com certeza a estrada deve ficar ainda pior.


A estrada tem uma vista maravilhosa em vários pontos, então a aventura já começa a ficar interessante logo no começo.



Para essa trilha você não precisa reservar day pass, mas é recomendado chegar cedo principalmente aos finais de semana da alta temporada, o estacionamento não é pequeno mas quando fomos estava bem cheio logo cedo.


Na entrada da trilha tem um dos famosos banheiros de madeirinha, que basicamente são um buraco no chão. A experiência fica completa com um trauma desses na chegada:



A trilha começa relativamente fácil, ganho de elevação tranquilo e uma subida pela floresta, com pouca ou nenhuma sombra - importante levar e passar muito protetor solar. Durante boa parte da trilha você tem uma caminhada agradável e uma vista muito linda.


Existem dois caminhos diferente que você pode fazer se for verão ou inverno, a trilha geralmente é acessível durante os meses mais quentes do ano. Durante os meses de inverno a trilha pode estar coberta de neve tornando o caminho impraticável sem equipamento adequado de inverno. Eu só recomendo ir no inverno se você tiver muita experiência!


BE MOUNTAIN SMART


Essa é uma região super remota, sem sinal de internet, você precisa estar preparado. O clima nas montanhas é instável e imprevisível. Certifique-se de estar preparado para condições variáveis, levando água, alimentos, roupas adequadas, calçados resistentes e o mapa da trilha offline no celular.


O clima lá em cima pode estar totalmente diferente do que o clima na cidade, leve camadas de roupa e respeite a natureza.



A trilha é considerada de intermediária a difícil, com várias partes bem íngremes e terreno irregular com muitas seções de scramble (pedras soltas). Algumas seções podem ser mais desafiadoras, especialmente durante a temporada de neve.


A primeira parte do caminho foi assim, bem animada:



Ai chegamos na segunda parte da trilha, que não é tão longa em quilometros mas muitos desafiadora por conta da quantidade de scrambles. Basicamente você vai passar boa parte da trilha escalando por pedras soltas.


Acredite, na foto não parece tão ingrime quanto realmente é na vida real, mas principalmente por conta de não ter sombra essa trilha foi bem desafiadora para mim. O sol de 30 graus na cabeça enquanto você escala pelas pedras montanha acima não é brincadeira. No verão leve um boné ou algo para proteger a cabeça, eu tive que roubar o boné da minha amiga. 😂



Os scrambles nunca acabam e quando você pensa que acabou, tem mais. A última parte foi a mais cansativa, mas ao chegar no topo você se depara com esse lago incrível de cor turquesa cercado por montanhas com neve!


Parece um pedacinho de um conto de fadas, que lugar incrível! ❤️



É permitido fazer acampamento lá em cima, se você subir com o equipamento. Tem uma cabaninha de madeira também lá em cima que você pode reservar por $300CAD a noite para até 8 pessoas, uma boa opção para uma aventura entre amigos.




Que especial poder ter amigas que te incentivam e te acompanham em aventuras desse tipo. Eu não conseguiria sem elas. Tão feliz de estar cercaca de mulheres tão incríveis que me inspiram todos os dias. ❤️


O AllTrails diz que a trilha tem 17kms, mas olha só o total no Apple Watch:



Então assim... não confie no AllTrails. 🤡


Watersprite Lake foi uma experiência linda e eu já quero voltar quando possível, agora que o trauma dos scrambles já passou, hahaha. Na volta olha a vista que você tem do vale cercado por montanhas:



E claro que fechamos o dia com estilo em uma cervejaria perfeita de Squamish, a Backcountry Brewery. Local perfeito para fechar o dia de aventuras com bons drinks e boa companhia! 🍻



Para mais informações sobre a trilha e o acampamento lá em cima confira o site do BC Mountaineering Club clicando aqui. E lembre-se que essa é uma região com vida selvagem ativa, a presença de ursos é comum na região e você precisa saber como se portar nessas situações, aqui no site do BC Parks tem uma página sobre segurança e vida selvagem.


A natureza é incrível e cabe a nós respeita-la. 🐻


Um abraço,

Paula Buzzo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page